Treinadora Luana

Luana Paternoster

Nasci em 1981 no Rio e desde criança sou apaixonada pelos animais. Apesar da minha mãe ter um pé atrás, meu pai – de quem herdei toda essa paixão – sempre ficou ao meu lado, e por isso aos 5 anos tive meu primeiro cachorro, um Beagle. Depois dele vieram um Bichon Frisé, aquário de água salgada, passarinhos, papagaio e até quatro pintinhos que viraram frangos e foram morar no galinheiro na casa da minha avó no interior do Rio, onde mantivemos ainda 2 éguas lindas, que me trouxeram a paixão de cavalgar. Para completar, papai teve ainda um sítio onde tivemos vários vira-latas e éramos vizinhos de um Coelhário. Me sinto privilegiada por ter tido uma infância repleta de bichos à minha volta.

Quando me entendi por “gente”, com 15 anos, ganhei da minha mãe o melhor presente que ela já me deu, a Cocker Spaniel Luma. Ela era uma cadela de comportamento difícil, como muitos cockers dourados, e muito inteligente, o que me instigou a ler bastante sobre adestramento e a ensiná-la amadoramente. Com a Luma foi crescendo minha vontade de lidar com cães, não só como pet.

Na hora do Vestibular o gosto pela escrita me levou para a faculdade de Jornalismo, mas para me manter perto dos peludos fiz curso de banho e tosa e trabalhei com isso até começar a estagiar. Formada, trabalhei durante quase 15 anos em Assessoria de Imprensa, sendo 11 deles na área cultural.

Nesse tempo casei, mudei, a Luma “cruzou a ponte” (assim como sua filha Yuna e a gata Cinderela), e depois de 2 anos, a Anne Bonny entrou em minha vida. Meu marido e eu escolhemos a raça American Staffordshire Terrier e quando nossa pirata ainda era filhote quase destruiu nosso apê inteiro. Tinha muito mais energia do que havíamos imaginado. Por ter um temperamento forte e muita disposição, ela reacendeu em mim a “veia” para o adestramento. Chamei a LordCão e a treinadora Ana Claudia nos deu uma consultoria ótima. Passei a fuxicar ainda mais o site da empresa e me identifiquei de cara com o tipo de trabalho realizado. Foi a primeira vez que paquerei a área da franquia, há quase quatro anos, em 2012.

Com a Bonny, eu, que já me exercitava bastante, passei a incluí-la na prática de atividades físicas para gastar essa energia toda. Começamos a correr juntas quando ela tinha 6 meses e a fazer agility quando ela tinha 9 meses, em 2013. Em 2014 ganhamos nossa primeira medalha no Canicross (corrida em trilha, onde dono e cão formam uma dupla) e no mesmo ano no Agility (na época como iniciante, categoria “tamanho midi”). Desde então participamos de alguns campeonatos cariocas, paulistas e brasileiros, já tendo conquistados mais algumas medalhas, agora no grau 1 . Além disso, já fizemos Supdog, viajamos, vamos à restaurantes, praias, fazemos trilhas, etc, de forma que a Bonny mantenha sua saúde física e mental, seja sempre sociável e possa participar ao máximo da minha vida.

Há dois anos decidi me tornar uma treinadora da LordCão para me dedicar exclusivamente a lidar com esses seres incríveis de quatro patas. Enquanto estudava e fazia minha formação fiz um curso básico de Handling (apresentar cães em exposições de beleza) e me tornei sócia de um amigo no projeto “Dia de Cão Feliz”, onde fazemos passeios especiais, em matilha e na natureza, para dar mais qualidade de vida aos cachorros enquanto seus donos trabalham.

Sinto que me encontrei cada vez que dou aula e ajudo um dono a lidar melhor com seu grande amigo, membro de sua família, porém com características diferentes de nós, humanos, e que finalmente posso já afirmar que me sinto realizada profissionalmente. Tenho muito orgulho de dizer que sou uma especialista em comportamento canino pela LordCão. O prazer de ver um bom relacionamento entre cães e seus donos, e ambos felizes, não tem preço.

Luana – Rio de Janeiro/RJ
(21) 99891-6878