Treinadora Cristal

Cristal Sauwen

Com o fascínio pelo mundo natural eu cresci não muito adaptada, na cidade Rio de Janeiro. Apesar de um mundo sem a presença de humanos fosse um sonho infantil, foram os animais mais próximos a nós que despertaram a minha mais profunda paixão e curiosidade.
Em 2010 fiz trabalho voluntário no Harnas Wildlife Foundations, uma instituição que resgata, cuida e tenta reintroduzir animais aprendidos do tráfico. Por um mês eu convivi, cuidei e alimentei diariamente leões, guepardos, babuínos, raposas, gatos selvagens, suricatos e cachorros. Era com os cães da fazenda que eu passava minhas horas livres, apesar de os outros animais maravilhosos, nenhum tinha o mesmo interesse nas pessoas como os cães. Eles, e os gatos, eram os únicos que não precisavam de cercas, que estavam lá por vontade própria.
Durante a minha formação em biologia, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Entre muitos encontros, cursos e congressos foram ao congresso anual de etologia de 2011, onde eu participei ministrado pelo Professor César Ades e pela Professora Carine S. Redígolo, ambos da USP e especialistas em comportamento canino. Foi a partir de então que meu interesse pelos cachorros passou a invadi a minha vida. Eu me encantei por como a nossa história e a deles se entrelaçam, como nós precisamos um do outro, e como nós evoluímos para entendê-los e eles a nós.
Comecei a ler tudo que eu encontrava sobre cachorros, sempre de um ponto de vista mais cientifico, meio distante. Eu queria mais, foi quando eu comecei a pesquisar sobre adestramento no Rio de Janeiro, eu estava à procura de alguém para me ensinar mais. Falei com muitos adestradores do Rio, porem eles me pareciam saber treinar cães, mas não se preocupavam em entendê-los, conhecer suas motivações.
Foi em uma conversa, com o meu pai, ele lembrou que o nosso labrador, Bandit tinha sido adestrado por uma treinadora muito boa, que entendia muito de comportamento (mais tarde descobri que era a Cláudia Pizzolatto). Ele só lembrava-se do nome: Lordcão. Foi assim que eu achei a Ana Claudia Villaça e Daniela Prado, e finalmente eu tinha achado pessoas que queriam mais do que ensinar cachorros, queriam também aprender com eles e torná-los mais felizes e educados, não apenas condicionados.
De um interesse cientifico, os cachorros passaram a ser uma paixão. Como treinadora, meu objetivo é conseguir soluções saudáveis e práticas de acomoda-los em nossa nova vida urbana, através do entendimento do comportamento e as emoções caninas. Assim, nossos mais fieis companheiros possam continuar nos acompanhando sem perder a sua natureza que tanto nos fascina.

Cristal – Rio de Janeiro, Itaipava e Secretário – RJ
Contato:
(24) 2228-2246 / (21) 99899-5512
cristal@lordcao.com
Aulas na Barra da Tijuca: Sábados, das 10h às 11h
Praça Gilson Amado, em frente ao condomínio Riviera, ao lado do supermercado Guanabara.

Aulas em Itaipava e Secretário: Turmas fechadas, ligue para marcar!