Por que um cachorro “monta” nas pernas das visitas?

Tenho um Poodle, com 13 meses, macho, que tem um comportamento normal! Ou seja, dorme, faz suas necessidades no lugar certo, passeia pela manhã, come uma vez ao dia, etc…. Quando chega alguém em casa ele fica muito agitado mas esse não é o problema maior, e sim quando a visita for criança, ele a agarra com uma certa excitação sexual, e não desiste até o momento que a criança for embora, latindo sem parar até mesmo a noite; não se alimenta e nem descansa, fica completamente alterado. O que devo fazer? Será que ao cruza-lo ele para com isso?

Vou tentar explicar, por partes, o que está acontecendo com o seu cachorrinho: em primeiro lugar, podemos dizer que o interesse do seu cachorrinho em “montar” nas pessoas não tem nada de sexual e é compativel com a idade dele. Você já deve ter visto este comportamento ocorrer entre cães do mesmo sexo, apesar de não existir homosexualidade em cachorros.

O fato de ele preferir crianças demonstra que ele ainda é inseguro e que procura “humanos menores” e, portanto mais submissos, pois estes significam uma ameaça menor. Outra possibilidade é que as crianças estejam estimulando o comportamento do seu cachorro, voluntária ou involuntariamente. É bastante comum que crianças achem engraçado os movimentos do cachorro e ate estimulem o bichinho, deixando que ele agarre nas pernas ou braços. Algumas crianças fazem carinhos pensando que assim o cachorro vai parar, ou ficam rindo o que aumenta a excitação do animal.

Deixar o seu cachorro cruzar não vai melhorar em nada o comportamento dele. Cruzar vai resolver apenas a excitação do momento, mas assim que ele não estiver mais perto da cadelinha vai se excitar novamente com as pessoas. Em todo caso, machos não deveriam cruzar antes de 18 meses de idade, quando normalmente eles já estão maduros física e emocionalmente (algumas raças só atingem a maturidade depois dos 2 anos de idade). O que, na verdade, ajudaria a parar com este tipo de comportamento é a castração, mas não acredito que você esteja cogitando este método.

Para tentar melhorar o comportamento do seu cãozinho, comece ensinando-o a deitar ou a ficar sentado sob comando. Coloque-o na coleira e na guia toda vez que as crianças vierem te visitar e faça com que ele fique deitado perto dos seus pés até ele se acalmar.

Peça para as crianças não brincarem muito com ele, para que ele não fique muito agitado e conseqüentemente excitado. Se for preciso supervisione as brincadeiras das crianças e ensine-as que não se deve deixar o cachorro agarrar o braço ou a perna. Também as oriente para não ficar rindo ou fazendo carinho no cachorro.

Tente desestimulá-lo, retirando-o gentilmente da sua perna e ignorando-o por algum tempo. Se for preciso simplesmente saia do lugar onde você estava junto do seu cachorro e faça com que ele não tenha acesso a você.

Experimente também oferecer brinquedos como uma alternativa para distraí-lo, ou dê alguma coisa para ele roer, ou então comece a jogar bolinha com ele, até ele ficar cansado (estas também são brincadeiras que você deve ensinar para as crianças quando elas vierem visitar o seu cachorrinho).

Tenha paciência e seja muito consistente. Seu poodle não esta fazendo nada de errado (pelo menos não na cabecinha dele), mas este tipo de comportamento não deve ser estimulado ou permitido, afinal é extremamente inconveniente ter um cachorro “grudado” na perna das visitas.