Por que brincar de cabo-de-guerra com cachorro é perigoso?

Quem já não se deliciou brincando com seu cachorro, ou mesmo com o de um amigo, de cabo-de-guerra? Aquela brincadeira que você pega do lado de um brinquedo (pode ser uma toalha), o cachorro do outro e fica aquele puxa-puxa sem fim. E quem já não se viu de paciência cheia, quando depois de duas horas initerruptas, quer parar a brincadeira e o cãozinho não? E quando o “cabo” não é o brinquedo ou a toalha e sim a sua calça jeans novinha? Hein, hein?

Se você pensa que estes são os maiores perigos, pense de novo!

Enquanto esta pode ser uma brincadeira super legal para unir ainda mais você e seu cachorro, nela se escondem posturas corporais e desafios com significados bastante específicos para os cães e que podem resultar em problemas.

A princípio o “puxa-puxa” repete o ritual das caçadas, quando os cachorros finalmente alcançam a presa e passam a destroçá-la, arrancando pedaços e conseguindo comida para todo o grupo. Até aí tudo bem, esta é a parte engraçada da festa (não sei se você ainda acha isso, agora que se deu conta de que já “destroçou” uma porção de “caças” com seu parceiro)! Mas existem uns pequenos detalhes que se não forem observados, poderão danificar a sua imagem de líder da matilha e comprometer o respeito que seu cão tem de você.

Você sabia?…….

Que só o líder inicia uma caçada? Os membros da matilha podem até sugerir e sinalizar que a presa está perto e pronta para ser atacada, mas só o líder dá autorização para que se inicie o ataque. Isso quer dizer que se seu cachorro começar a determinar que ele quer brincar agora, já, trazendo aquele bicho morto para o seus pés e começar a esfregar em você como quem diz “Como é que é? Tá demorando muito para fazer o que eu quero!” você pode estar criando um monstro!!!! Nestes casos o melhor é você ignorá-lo , se não quiser brincar agora, ou pedir para ele fazer alguma coisa para você primeiro. Um simples “senta”, “deita”, ou “dá a pata” já está bom.

Que o líder, e portanto o mais forte, deve ficar com o maior pedaço? Na maioria das vezes o brinquedo que vocês estão usando não irá se dividir em pedaços Quando for este o caso, prepare-se para ficar com o maior naco e segure a maior parte do objeto na sua mão. Assim você aumenta as chances de ficar com tudo se a “caça” escapar da boca do seu amiguinho. Ponto para você.

Que o líder não admite nenhum tipo de desafio à sua autoridade? Você vai notar que quando seu cachorro está tentando matar o bicho ele vai balançar furiosamente a cabeça, tracionar como um Grand Cherokee nas quatro patas, puxar, dar tranco, sacudir e o que mais ele puder fazer. Ao mesmo tempo ele vai rosnar, mas este é um rosnado diferente! Seu cão não está (nem deve) rosnando para você e sim para a presa. Não é um rosnado ameaçador. Soa muito mais com um som alegre, cheio de excitamento e satisfação. Este é o rosnado amigo e saudável. É este que você quer e pode permitir. Qualquer sinal de ameaça a você, rosnados ou mordidas na sua mão (mesmo quando parece que ele está tentando só agarrar melhor o brinquedo), pare imediatamente a brincadeira. Diga “NÃO” num tom de voz bem forte, retire o brinquedo e guarde pelo resto do dia. Para que a sobrevivência do grupo seja garantida, é inconcebível que seus membros se machuquem durante uma caçada, principalmente se este alguém for o líder (você)!

Que o líder determina quando termina a brincadeira? Cabe a você determinar o fim da brincadeira. Não espere até estar exausto e sem forças para o seu cachorro arrancar a presa bem debaixo do seu nariz. Se você ainda não viu, vai ficar surpreso em ver como eles (os cães) podem ficar horas e horas a fio neste puxa-puxa, nheco-nheco.

Que o líder sempre vence? Senão como ele seria o líder?!!! Ok, ok, você pode deixar o seu cachorro levar uma ou duas vezes o prêmio para casa, só para deixar as coisas mais interessantes, mas cuidado! Cada round ganho é mais poder para seu cão!

NUNCA, ABSOLUTAMENTE NUNCA, brinque ou permita que brinquem de cabo-de-guerra com o seu cachorro se você tem problemas de agressividade com ele, ou se ele for muito bravo! Tal qual uma criança, é necessário ensinar primeiro as regras da brincadeira para não dar confusão. E, para evitar que qualquer dia destes seja a sua calça jeans, use somente os brinqueddos reservados para este fim. Agora vocês já estão prontos para o ataque. Boa caçada!