Como introduzir um novo cão no sitio e qual a melhor raça?

Estou de mudança para um sitio no interior. Grande com muito mato, vacas, galinhas e eventualmente cobras. No inverno faz muito frio. Tenho uma filha de três anos e a minha esposa não gosta de cachorro dentro de casa. Gostaríamos de ter um companheiro e um cão de guarda ao mesmo tempo, que respeite minha filha (reciprocamente lógico), que tenha pelo curto e intuição apurada. Existem outros cachorros vira-latas grandes. Na casa do caseiro ha 150 metros e sempre dão suas voltas perto da casa principal. Qual sugestão de raça e como devo conduzir a integração do novo companheiro perante os outros cães, que não temos muito contato?

Fazendo um cruzamento das especificações sobre o tipo de cachorro que você precisa, cheguei a cinco raças que melhor se enquadram nestas características. São elas:

Boxer;
Vizla;
Weimaraner;
Rhodesian Ridgeback;
Bullmastiff

As descrições que faço a seguir são característica gerais da raça. O caráter individual de cada cachorro vai depender de como ele foi gerado geneticamente, de como foi tratado ao nascer e de como você vai criá-lo!
Com pequenas variações entre si, todas possuem um porte grande, gostam de ter espaço para se exercitar, são obedientes e fáceis de treinar, tem níveis de energia entre médio e altamente energéticos, são sociáveis e toleram bem crianças. Todas têm pelo curto e a variação maior é no grau de agressividade para com estranhos.
O Boxer é excelente com crianças e bastante protetor de seu território e familiares. Pode ser um pouco teimoso quanto à obediência, sendo as fêmeas mais dóceis e fáceis de treinar.
O Vizla não é muito agressivo com estranhos, mas é um excelente companheiro, dócil com crianças e surpreendentemente demonstra uma postura que intimida pessoas que avançam no território sem ser convidado (já tive oportunidade de treinar alguns e são adoráveis). Parecem com Weimaraners, mas a cor da pelagem e mais para vermelho do que para cinza.
O Weimaraner também é uma boa opção. Também podem ser treinados para tomar conta da casa e, se acostumados desde pequenos com crianças, superam uma leve tendência que tem para não tolerar brincadeiras e “carinhos” mais brutos.
O Rhodesian Ridgeback é uma raça africana, extremamente resistente, forte, corajosa (eram usados para caçar leões), e ainda assim são dóceis, limpos e obedientes. Eles têm uma linha de pelos que crescem ao contrário bem no meio das costas (parece que eles têm um zíper).
O Bullmastiff é o maior e mais poderoso de todos os acima. Calmo, protetor da família e gentil com crianças, necessitam ser treinados desde pequenos a respeitar seus donos, pois uma vez crescidos chegam facilmente a 60 quilos.
Qualquer que seja a sua escolha, tenha cuidado em manter o filhote dentro de casa, ou bem próximo da família até que tenham pelo menos 6 ou 7 meses de idade. Porque você precisa de um cachorro protetor é muito importante treiná-los e socializá-los propriamente começando desde os 2 meses de vida. Todas as raças têm pelo curto e não exigem maiores cuidados. Resistem bem à mudança de temperaturas e ao frio, mas não se esqueça de propiciar um abrigo seco e bem protegido do calor, chuva e frio do lado de fora da casa.
Também aconselho especial cuidado na compra do filhote. Dê especial atenção ao temperamento dos pais, não tenha pressa e procure um criador sério e cuidadoso. Peça para ver os pais e observe como eles se comportam perante estranhos. Afinal você quer um cachorro que cuide da sua família e não um que se volte contra ela.
Não leve o filhote para casa sem ele estar vermifugado e com as primeiras doses da vacina. Vacine os outros cachorros e vermifugue-os também. A melhor maneira de socializar o seu filhote com os cachorros do caseiro é colocando todos em coleiras e guias e levá-los para um passeio em território neutro (longe da sua casa e da casa do caseiro). Nunca deixe o seu filhote perto dos outros cachorros sem supervisão até que eles estejam bem acostumados uns com os outros. O mesmo vale para sua pequena filhinha.
Como todas estas raças são caçadoras, acostume o seu filhote a ficar perto das suas vacas e galinhas sem importuná-las. Lembre-se que cachorros são animais sociáveis, vivem em grupo e apreciam imensamente a companhia de seus donos. Já que você não pretende ter o cachorro dentro de casa, reserve uma parte do dia para você, sua família e seu cachorro brincarem, passearem, ou simplesmente ler o jornal enquanto faz um cafuné na orelha dele.
E por favor, cuidado com as cobras.