Basset Hound

História e Características Gerais da Raça
O Basset Hound é inconfundível. Sua aparência única e o olhar meigo e “pidão” são irresistíveis e faz com que qualquer um se apaixone pela raça. Mas por trás desta aparência meiga e sonolenta existe um cão pronto e devotado a sua função natural: A caça de colelhos, veados, javalis, lobos, raposas entre outros. Nas verdade,quando usado para caçar, o Basset Hound é introduzido a apenas um tipo de caça (coelhos, por exemplo), e será incentivado a só caçar esta espécie, deixando todas as outras de lado. Isso faz com que o cão não se distraia com o cheiro de outros animais quando estiver no rastro de sua presa.

Suas perninhas curtas são ideais para mantê-lo com o focinho bem grudo ao chão e para que os caçadores possam acompanha-lo a pé. Seu narizes são uns dos melhores, possuindo um faro apuradíssimo. O corpo forte, pesado e musculoso é ideal para penetrar em terrenos de vegetação fechada. Andam devagar e determinados como verdadeiros tratores em miniatura.

Embora sejam parte de um tipo de cão que caça em grupo, Bassests vão tentar pegar a presa a sua maneira, cada um tentando sozinho. Quando fianalmente um dos cães acha o animal, ele passa a chamar seus companheiros e o próprio caçador com sua voz peculiar, mas isto não significa que os outros cães virão correndo, como muitos outros hounds fazem. Não, os Bassets têm um espírito independente e vão investigar por conta própria antes de antender ao chamado.

Durante a busca eles seguem o rastro em fila, andando um atrás do outro, mas sem prestar a menor atenção uns nos outros, confiantes nas suas capacidades individuais . O problema com este tipo de tática é que, num determinado momento, eles podem se dividir, cada um correndo atrás do rastro de uma presa diferente. Por isso mesmo a maioria dos caçadores raramente leva mais de um Basset para caçar.

Dividindo com os Beagles e os Dachshund o privilégio de ser um dos poucos hounds a conseguir uma certa popularidade como cães de companhia, os Bassets adoram ficar deitados perto de seus donos, desfrutando dos confortos da civilização. Aliás, mesmo cães treinados para caçar são considerados “um pouquinho preguiçosos” e “muito teimosos”!

Tamanho:
De 34 cm a 37 cm

Peso:
De 18 a 23 quilos

Aparência:
Corpo baixo, longo e pesado, com movimentos poderosos e suaves;

Pelagem e Cor:
Pelagem curta, lisa, espessa e com excesso de pele enrugada;
Qualquer tom de marron, preto, branco ou qualquer outra cor típica dos hounds. Marcas ou ausência de marcas de outras cores são permitidas em qualquer parte do corpo.

Cabeça:
Crânio arredondado com protuberância occipital acentuada; focinho roliço e grosso; olhos castanho-escuro; orelhas compridas, baixas e macias.

Cauda:
Longa, levemente curva e carregada alta.

Expectativa de vida:
de 8 a 12 anos.

Perfil da Raça
Ao mesmo tempo que o comportamento típico de um Basset Hound é considerado de baixíssima reatividade, sua herança de caçador esta presente e não deve ser ignorada.

Este é sem dúvida o tipo de cão para pessoas que gostam de ficar contemplando um belo por do sol e deixar o tempo passar lentamente. Se deixados, Bassets vão passar a vida toda sem fazer nada, só pensando nas delícias da boa mesa, por outro lado, se levados para passear estes cãeszinhos são praticamente incansáveis.

Cabeças-duras, são considerados difíceis de treinar e difíceis de aprender o lugar certo de fazer xixi e cocô dentro de casa. Na verdade estes cachorros são teimosos mas com paciência e técnicas adequadas é capaz de aprender qualquer coisa.

Esta raça é basicamente calma, gentil, pouco agressiva e alegre, mas devido a sua grande independência é necessário ter disciplina e cuidados especiais com a definição clara da hierarquia familiar. Seu baixo índice de demanda por atenção é também indicativo de que os Bassets tendem a ser pouco tolerantes com excesso de manipulação, tal como ser pego no colo, ser abraçado ou ter alguém pegando suas patas, orelhas e focinho.

Embora não possa ser considerado como sendo agressivo, Bassets têm, dentro do seu próprio perfil, uma tendência considerável para tentar dominar seus donos e partir para a briga com outros cães. No entanto, quando socializados propriamente e tratados com amor e disciplina, estes animais são devotados e extremamente fiéis aos seus donos, tornando-se excelentes companhias.


Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.

@ LordCão Treinamento de Cães 2009